Tiago Pereira e B Fachada apresentama Tradição Oral ContemporâneaNum impulso construtivo de análise do processo de tradicionalização, um documentarista do tradicional, Tiago Pereira, convida uma princesa da Pop, B Fachada, à auto-reflexão em torno das noções deautoria e criação. É este o ponto de partida.
Os dois viajam a um centro da Tradição Oral por excelência com o propósito de cruzar o processo estético urbano do músico com a criação comunitária rural; a troca de repertório e de metodologias com as vozes do campo é bem sucedida e acaba por transcender o projecto inicial. Simultaneamente, uma exploraçãovisual do imaginário citadino do B Fachada constrói o paralelo entre a criaçãocolectiva pelo indivíduo da Tradição rural com a criação individual pelo colectivo da Pop urbana.
A sobreposição da lírica comunitária com a lírica individual, da variação comunitária com a inovação individual levanta questões de interesse generalizado— Como é possível que romances comunitários cantados ha quinhentos anos possam tão explicitamente relacionar-se com canções de autor de há 5 semanas nos métodos e nos propósitos?
Como pode a autoria artesanal urbana ser tão semelhante à variação rural da Tradição Oral?
B Fachada, Tradição Oral Contemporânea, de Tiago Pereira. Salvemos o Giacometti da triste desculturalização rural e mostremos-lhe ofrenético comunitário da urbe.
Cascais, 8 de Dezembro de 2008
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